Conheça Andréia
Nascida e crescida na periferia, Andréia é o retrato da luta e dos desafios vivenciados pelas mulheres pobres. Mãe de 5 filhos, Andréia teve diferentes empregos para sustentar sua família: trabalhou na roça, como auxiliar de produção, como auxiliar de limpeza e também como vigilante.
A falta da moradia própria é um problema que atinge milhões de brasileiras e brasileiros. Uma das coisas mais difíceis para uma mãe é no final do mês ter que escolher entre pagar o aluguel ou colocar comida na mesa pros filhos. A vida de uma pessoa sem teto não é fácil. Por isso, Andréia entrou na luta do MTST, para conquistar um lar pra sua família.
Andréia se destacou como uma liderança do movimento. Em 2017, Andréia coordenou a maior ocupação urbana da América Latina, localizada no ABC Paulista, com a participação de mais de 8 mil famílias.
No ano de 2020, muitas pessoas pediram para a Andréia se candidatar a vereadora em Santo André. A política em nosso país não foi feita para o povo, e por isso a Andréia sempre teve muita desconfiança de disputar um espaço que só era ocupado pelos ricos e poderosos. No final das contas, aceitou o desafio, e teve um resultado extraordinário: foi a segunda mulher mais bem votada da cidade, com 2.541 votos. Por mais que não tivesse dinheiro nem equipe, a Andréia tinha o apoio do povo.
Durante a pandemia, as periferias sofreram com a crise social. A falta de trabalho junto com o aumento absurdo do preço dos alimentos fez com que a fome se tornasse um problema sério em Santo André. Diante disso, em 2021 a Andréia inaugurou a Cozinha Solidária do MTST em Santo André, um projeto social que distribui almoço grátis nas periferias da cidade. Desde sua inauguração, já foram mais de 200 mil marmitas distribuídas em Santo André.
Agora em 2024, mais uma vez convidaram a Andréia para ser candidata, e dessa vez não houve dúvidas: precisamos de uma mulher da periferia, que luta por moradia e por comida no prato, representando o povo de Santo André. Andréia vem com tudo, junto com Guilherme Boulos, para ocupar a política e lutar por aquelas e aqueles que mais precisam!